Close

Aquecimento solar

Aquecimento solar - instalação e manutenção

O que é?

É um aquecedor que utiliza o calor do sol para aquecer a água de toda sua casa, piscina, empresa, etc.

É constituído por um conjunto de placas pintadas de preto e isolada por vidro, onde passam serpentinas de cobre com a água vinda da cisterna ou caixa d’água. Para completar o conjunto é colocado um boiler ou caixa isolada para manter a água aquecida.

É econômico e muito vantajoso.

Como funciona o aquecimento solar?

O conjunto de placas coletoras absorve a radiação solar e esquenta, transferindo este calor para a água que circula no interior das tubulações de cobre. A água aquecida é menos densa que a água fria que entra no sistema e por isto é empurrada, gerando uma circulação natural, não necessitando de bombas para esta circulação acontecer, até chegar ao boiler, que se mantém sempre cheio.

O boiler é onde a água vai ser armazenada, mantendo a temperatura que adquiriu ao passar pelas placas. Ele é um reservatório térmico que geralmente tem forma cilíndrica. É feito de aço inox ou polipropileno, isolado termicamente com poliuretano e equipado com uma resistência para aquecer a água quando houver dias chuvosos seguidos esta não chegar à temperatura desejada. Então este recurso poderá ser acionado, o que acontece muito pouco em nosso país. Uma alternativa ao boiler seria uma caixa d’água isolada.

O número de coletores a ser usado numa instalação depende, do número de pessoas que residem na casa, o que define o tamanho do reservatório térmico. Vale lembrar, também, que este número de coletores vai variar de acordo com o nível de insolação do local onde será instalado; em locais mais frios haverá necessidade de colocar mais placas no telhado.

Por que é importante ter?

Para o seu bolso

Com a instalação deste sistema de aquecimento de água a tendência é economizar até 80% da energia gasta com isto em casa durante o mês. Se você tem chuveiro elétrico ou a gás, não faz diferença, pois depois de pago o sistema você terá água quente de graça.

Em geral estes equipamentos se pagam de 20 a 36 meses depois de instalados. Então o que você investe no início do processo retorna para você em economia de energia elétrica ou gás.

Para o meio ambiente

Você estará aquecendo a maior parte da água de sua casa ou empresa sem gastar energia elétrica ou gás. Este sistema é muito prático, funciona sozinho e não requer manutenção.

Quanto mais sistemas destes sistemas forem instalados nas casas e empresas do país, menor será a necessidade de ligar termoelétricas durante os períodos de secas, haverá contribuição para a diminuição da necessidade de construção de hidroelétricas e ainda decrescerá a obrigação de instalar grandes redes de transmissão de energia. Se o seu atual aquecimento de água for a gás, você estará colaborando também para diminuir a queima do mesmo. Com isto estaremos contribuindo para diminuir a poluição ambiental, a destruição do meio ambiente e ajudando a frear o aquecimento global.

Nossos Serviços

Fornecemos o sistema de aquecimento de água solar para sua casa ou empresa já completamente instalado. Se no seu local de instalação não houver encanamento para água quente, poderemos providenciar as instalações caso seja de seu interesse. Também fazemos manutenções nestes equipamentos.

Para isto é só seguir os itens abaixo, clicando na sequência de fotos.